O país acolhe um grande número de turistas, principalmente no Verão, uma vez que oferece as melhores praias da Europa, Sol abundante e temperaturas muito favoráveis. A vida noturna é também muito agitada, principalmente nas zonas de maior afluência turística, com um leque variado de restaurantes mediterrânicos, bares e “pubs” típicos.
 
A cultura Cipriota é muito rica em tradições históricas. O património edificado é muito importante revelando uma riquíssima herança grega e turca. Existem numerosos tesouros nacionais. Em Chipre podemos encontrar vestígios da mitologia grega em construções e obras escultóricas, um conjunto de Igrejas e mosteiros especialmente valioso com as montanhas de Troodos a esconderem 10 Igrejas Bizantinas classificadas pela UNESCO como Património da Humanidade. Estas Igrejas possuem nas suas paredes de pedra deslumbrantes frescos pintados entre os séculos XI e XIV. O Mosteiro de Kikkos é o mais conhecido mosteiro Cristão Ortodoxo. Foi construído no Século I e encontra-se completamente renovado. Kykkos alberga um importante museu de ícones religiosos.
 
O país tem ainda um variado artesanato e muitos lugares arqueológicos.
 
Os Cipriotas são muito amáveis. Embora seja um país muito moderno os seus costumes religiosos continuam muito arreigados principalmente no interior onde a população vive em aldeias tradicionais onde muitas famílias estão acostumadas a produzir o seu próprio vinho.
 
A maioria da população fala grego. Uma grande parte fala também inglês. A minoria cipriota-turca mantém o turco.