A segunda volta das Eleições Presidenciais em Chipre declarou hoje Nicos Anastasiades como novo Presidente da República, derrotando Stavros Malas, candidato suportado pelo Partido Progressista AKEL.
O recém-eleito Presidente, apoiado pelo Partido Democrático DIKO e líder do Partido da Reunificação DISY, recebeu 57,48% dos votos, contra 42,52% do ex-Ministro da Saúde Stavros Malas, que, apesar do seu apelo aos apoiantes de Giorgos Lillikas, declarando que as ideias de ambos “tinham muito em comum”, viu esse apelo rejeitado por Lillikas que declarou existirem “diferenças abismais em relação a ambos os candidatos.”
Nicos Anastasiades, de 66 anos, natural de Limassol, lidera o DISY desde 1997. Integrou o Conselho Nacional, grupo de Conselheiros do Presidente da República para a Questão de Chipre desde 1995. Membro do Parlamento há 34 anos está muito ligado às relações inter-parlamentares com os países Mediterrânicos e Asiáticos, bem como com as Uniões Democráticas Europeia e Mundial
O candidato derrotado, Stavros Malas, declarou o seu apoio ao Presidente numa conferência de Imprensa em que se disse honrado pelo resultado conseguido. Malas sublinhou a sua luta por “Um Estado Social com boas condições de trabalho que salvaguarde a riqueza natural do nosso país através da meritocracia, boa administração e procedimentos claros”.
Ban Ki-Moon, Secretário-Geral das Nações Unidas, manifestou na manhã de hoje a intenção de retomar as discussões sobre a Questão de Chipre. Ban Ki-Moon pretende convidar o Presidente eleito e Dervis Eroglou, o líder Turco-Cipriota para uma ronda de negociações na sede da ONU.