A República da Irlanda assumiu no primeiro dia do ano a Presidência rotativa do Conselho da União Europeia definindo como objetivo principal o de assegurar estabilidade, emprego e crescimento.
 
Chipre concluiu com sucesso os seis meses de Presidência a 31 de Dezembro de 2012.
 
A Irlanda aderiu em 1973 à então Comunidade Económica Europeia (CEE). O país comemora em 2013 quarenta anos como estado membro da UE.
Esta é a sua sétima presidência. A anterior foi em 2004 tendo sido sob o seu mandato que a UE conheceu a maior expansão desde a sua fundação com a adesão de 10 países do Leste. A Irlanda era então considerada um exemplo de crescimento e riqueza.
 
O início da Presidência Irlandesa começou com o içar da bandeira comunitária no castelo de Dublin. Nessa cerimónia o PM irlandês, Enda Kerry, disse que a Irlanda iria trabalhar para alcançar o principal objetivo procurando soluções para ultrapassar a crise económica.
A Irlanda recebeu um financiamento do FMI e da UE de 85 mil milhões de euros estando a implementar desde 2010 um rigoroso plano de ajuste.
 
O Presidente de Chipre, Demetris Christofias, apresentará em Janeiro ao Parlamento Europeu o relatório da Presidência Cipriota.