A Europa necessita de uma infraestrutura moderna de transportes, telecomunicações e energia, sublinhou o Ministro das Comunicações Efthymios Flourentzou.
Durão Barroso, o Presidente da Comissão Europeia, mostrou que estes conceitos transcendem os projectos em curso, dizendo antes respeito aos novos objectivos da União Europeia, o futuro e a posição da mesma no panorama Mundial, representando a resposta da UE à crise económica. Durão Barroso referiu ainda que toda a Europa tem de ser repensada para enfrentar os desafios actuais, designadamente o défice de crescimento e competitividade e o desemprego. O programa “Connecting Europe” é um excelente exemplo da abordagem necessária.
“É uma solução à escala Europeia para um problema que os Estados Membros não conseguem resolver autonomamente”. Assim classificou o Presidente da Comissão este programa, que envolve um investimento de 50 mil milhões de Euros e pretende consolidar e colmatar as falhas dos sistemas Europeus de Energia, Transportes e Redes Digitais.
O Programa “Connecting Europe” é uma prioridade da Presidência, que cria emprego e competitividade, contribuindo ainda para o sucesso da estratégia ambiental Europa 2020.