Nikos Christodoulides foi eleito Presidente da República de Chipre após vencer este Domingo a 2ª volta da eleição Presidencial com 51,91% dos votos. Christodoulides é o 8º Presidente sucedendo no cargo a Nicos Anastasiades.
O candidato derrotado, Andreas Mavroyiannis, alcançou 48,03%.
O novo Presidente reiterou a sua intenção de formar um governo de amplo consenso social com individualidades de todas as orientações políticas sublinhando que “a unidade nacional é uma necessidade histórica”.
Referiu também que a Questão de Chipre será a sua principal prioridade. Prometeu fazer tudo o que estiver ao seu alcance para acabar com a ocupação turca e a reunificação do país, assegurando uma pátria que respeitará os direitos de todos os seus habitantes, cipriotas gregos, cipriotas turcos, maronitas, arménios e latinos.
Christodoulides também agradeceu aos que não votaram nele, dizendo que os respeita e que “esta é a essência da Democracia. Serei o presidente de todos os cipriotas”.
A tomada de posse do novo Presidente da República teve lugar esta noite no Pavilhão “Tassos Papadopoulos – Eleftheria” completamente lotado.
Andreas Mavroyiannis reconheceu a derrota e felicitou Christodoulides. “Esta noite é o fim de uma longa mas agradável viagem. Quero agradecer do fundo da minha alma a todos aqueles que estiveram comigo”.
Na 1ª volta realizada no passado Domingo, dia 5, Nikos Christodoulides obteve 32,04% dos votos e Andreas Mavroyiannis 29,59%.