O Presidente da República de Chipre, Nicos Anastasiades, recebeu no Palácio Presidencial, no Sábado, 8 de Outubro, o Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.
Após os hinos nacionais dos dois países, Marcelo Rebelo de Sousa depositou uma coroa de flores diante da estátua do Presidente Makarios, primeiro Presidente da República de Chipre. Marcelo Rebelo de Sousa destacou a personalidade impressionante do Presidente Makarios III na história da Europa e da humanidade.
O Presidente Anastasiades condecorou o Presidente Português com o Grande Colar da Ordem de Makarios III.
Por seu lado, Marcelo Rebelo de Sousa condecorou o Presidente Anastasiades com o Grande Colar da Ordem do Infante D. Henrique.
Conversações alargadas entre as delegações das duas partes tiveram lugar nesse mesmo dia.
Durante o encontro os dois Presidentes discutiram formas de ampliar as relações bilaterais. A questão de Chipre e a cooperação de Chipre com os países vizinhos estiveram na agenda da reunião.
Marcelo Rebelo de Sousa encontrou-se também com Annita Demetriou, Presidente da Câmara dos Deputados.
À noite o Presidente de Chipre ofereceu no Palácio Presidencial um jantar em honra do Presidente Português.
As perspetivas de cooperação que se abrem em todos os setores após a primeira visita oficial do Presidente de Portugal ao Chipre foram destacadas no sábado pelos dois Presidentes.
Após a reunião, os dois países assinaram um Acordo Bilateral sobre troca e proteção mútua de informação confidencial. O acordo foi assinado pelo Ministro da Defesa de Chipre, Charalambos Petrides, e pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros João Cravinho.
O Presidente de Portugal fez uma referência especial ao problema de Chipre, sublinhando que a comunidade internacional reconhece a soberania, independência e integridade territorial da República de Chipre.
Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que Portugal apoia a esforços do SG da ONU nos esforços que desenvolve com vista à reunificação de Chipre.
O Presidente Anastasiades disse que esta visita deu um forte impulso à cooperação entre os dois países abrindo oportunidades para acelerar a cooperação nas áreas de comércio, investimentos e turismo. Acrescentou que ficou acordado adotar medidas no sentido de desenvolver as relações entre empresários dos dois países, aprofundar a colaboração entre as autoridades de turismo e o setor privado com o objetivo de aumentar o movimento de pessoas com o estabelecimento de voos diretos entre Portugal e Chipre.
Foram também abordados temas como a segurança energética da Europa e a situação económica atual.
O Presidente Anastasiades confirmou que Chipre apoia as medidas que visem o reforço da autonomia energética e a segurança do abastecimento dos Estados-Membros.
Relativamente à guerra na Ucrânia Anastasiades disse que Chipre espera que os seus aliados manifestem a mesma determinação na aplicação do direito internacional na questão de Chipre.
Nicos Anastasiades sublinhou a “posição inaceitável” da Turquia a favor de uma solução de dois Estados e as constantes violações do espaço aéreo e marítimo.
O Presidente de Portugal disse que a primeira visita de um Presidente português a Chipre foi muito significativa destacando o facto de defenderem um vasto conjunto de soluções que os anima a um contato permanente.