A República de Chipre celebra hoje o 62º aniversário da declaração da independência de Chipre com um desfile militar esta manhã na capital do país, Nicósia.

 

O Presidente da República, Nicos Anastasiades, presidiu ao desfile acompanhado pelos dirigentes políticos, religiosos e militares do país. Nessa ocasião Anastasiades disse que todos continuam focados na reunificação de Chipre honrando os que lutaram pela Pátria.

 

Antes do desfile militar o Presidente e os membros do Gabinete assistiram a uma cerimónia em homenagem aos que tombaram na luta contra o golpe de Estado desencadeado pela Junta Militar Grega em 15 de Julho de 1974. O governo grego encontrava-se representado pelo Ministro da Defesa e pelo Chefe do Exército.

 

O Presidente Anastasiades depositou também uma coroa de flores em memória dos 13 combatentes que morreram na luta de libertação de 1955-1959 (EOKA) contra o domínio colonial britânico.

 

No Palácio Presidencial o Presidente da República colocou uma coroa de flores na estátua do Arcebispo Makarios III, o primeiro Presidente da República de Chipre.

 

O Presidente e a primeira-dama Andri Anastasiades encerram as comemorações com uma receção ao Corpo Diplomático no Palácio Presidencial.