O Presidente da República de Chipre, Nicos Anastasiades, chegou este Domingo, 19 de Setembro, a Nova York acompanhado do Ministro de Negócios Estrangeiros, Nikos Christodoulides, e de outros membros do governo.

 

O Presidente Anastasiades discursará na Assembleia Geral da ONU reunindo depois com o Secretário-Geral da ONU, António Guterres. Juntamente com António Guterres terá um almoço com o líder Cipriota Turco Ersin Tatar.

 

Na residência do Representante Permanente de Chipre junto das Nações Unidas, o Presidente de Chipre distinguiu, na noite de Domingo, com a Ordem de Makarios III, David Harris, Diretor Executivo do Comité Judaico-Americano e filho de sobreviventes do Holocausto.

 

Esta condecoração premeia o trabalho desenvolvido por David Harris no reforço das relações entre os países do Mediterrâneo Oriental, na cooperação com a Grécia e Israel, assim como o seu apoio na luta pela reunificação de Chipre.

O aprofundamento das relações entre Chipre e Israel será tema da reunião que Anastasiades terá com uma delegação do Comité Judaico Americano.

 

Durante a sua estadia nos EUA o Presidente da República participará em diversos eventos com representantes das organizações Cipriotas da América, prestará homenagem às vítimas dos ataques terroristas de 11 de Setembro e terá um encontro com a Diretora-Geral da UNESCO, Audrey Azoulay, com quem abordará a destruição do património cultural nas zonas ocupadas de Chipre pela Turquia.

 

Durante a reunião, o Presidente destacou a importância especial que Chipre atribui aos esforços para proteger o património cultural mundial. Ele também se referiu à promoção da Convenção de Nicósia para a Proteção do Patrimônio Cultural.

.

 

Posteriormente o Presidente Anastasiades dará uma conferência de imprensa sobre as suas reuniões nos EUA.