O Presidente do Chipre, Nicos Anastasiades, estará presente na Cimeira Social do Porto organizada pela Presidência Portuguesa da UE que decorre nos dias 7 e 8 de Maio.
A Cimeira Social do Porto é o ponto alto da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia e tem como objetivo aprovar um programa com medidas concretas para executar o Pilar Social Europeu. Estão previstos três objetivos principais a atingir até 2030: taxa de emprego de pelo menos 78% na União Europeia, pelo menos 60% dos adultos devem participar, anualmente, em formação e a redução do número de pessoas em risco de exclusão social ou de pobreza em pelo menos 15 milhões de pessoas, entre as quais 5 milhões de crianças.
No dia 7 decorrerá a Conferência de Alto Nível no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. No dia 8 terá lugar a Reunião Informal de Chefes de Estado e de Governo no Pavilhão Rosa Mota.
A Ministra do Trabalho, Zeta Emilianidou, e o Porta-voz do Governo, Kyriacos Koushos fazem parte da comitiva do Presidente da República de Chipre.
O Presidente Anastasiades informará os seus homólogos sobre os resultados da Reunião Informal 5 + 1 sobre a Questão de Chipre que teve lugar em Genebra no final de abril.
O SG da ONU, Antonio Guterres, convocará uma próxima reunião dos 5 + 1 (Reino Unido, Turquia, Grécia, Chipre, o líder dos Cipriotas Turcos e as Nações Unidas) com o objetivo de ultrapassar o impasse e permitir o início das negociações.
O Presidente da CM do Porto presidirá no Salão Nobre à sessão solene de boas-vindas e entregará as Chaves da cidade aos mais Altos Representantes da União Europeia: o Presidente do Parlamento Europeu, David Maria Sassoli, o Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel e a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
A Eslovénia sucederá a Portugal na Presidência do Conselho da União Europeia no próximo dia 1 de Julho.