A Revista “Diplomática” publicou na sua última edição, nº 35, um extenso artigo de 4 páginas do Embaixador da República de Chipre em Portugal, Andreas Ignatiou.

 

O diplomata Cipriota aborda com detalhe no seu artigo o papel de Chipre na cooperação na região estratégica do Mediterrâneo Oriental destacando o Fórum para o Gás do Mediterrâneo Oriental (EMGF) fundado em Janeiro de 2019 por 7 países, Chipre, Itália, Israel, Grécia, Egito, Jordânia e Palestina.

 

O Embaixador de Chipre aponta esta organização, EMGF, como um excelente exemplo da importância que o seu país atribui à cooperação internacional.

 

Infelizmente, refere o Embaixador Andreas Ignatiou, a Turquia, ao contrário de participar com os demais países, prossegue uma política de ameaça e confronto tentando impor a sua vontade contra a lei e a ordem internacionais sem respeitar sequer as suas obrigações como país candidato à União Europeia, entidade que se rege naturalmente pelos princípios da lei e da solidariedade entre os seus membros.

 

Ainda recentemente os Chefes de Estado dos países membros do MED 7 (França, Itália, Espanha, Portugal, Grécia, Chipre e Malta) sublinharam a importância e necessidade de trabalharem em conjunto para o reforço da capacidade da União Europeia para dar resposta conjunta aos múltiplos desafios que se lhe colocam.

 

Nesse último encontro, os Chefes de Estado expressaram total apoio e solidariedade para com Chipre e Grécia em resposta às ameaças e violações das suas soberanias cometidas pela Turquia.