O ministro dos Negócios Estrangeiros de Chipre, Nikos Christodoulides, reuniu em Lisboa na quarta-feira, 6 de Janeiro, com o seu homólogo Português, Augusto Santos Silva. Esta visita decorre no âmbito da Presidência portuguesa do Conselho da UE.

 

O ministro Cipriota abordou a evolução da situação do seu país, a situação no Mediterrâneo Oriental e as relações bilaterais com Portugal.

 

Foram tema das conversações os últimos desenvolvimentos na questão de Chipre, à luz da iniciativa atualmente em curso do Secretário-Geral da ONU, António Guterres. Esta nova iniciativa sucede às negociações apoiadas pela ONU que tiveram lugar na Suiça, em Crans Montana.
O Presidente de Chipre, Nicos Anastasiades, e o novo líder cipriota turco, Ersin Tatar, concordaram em responder positivamente ao apelo do Secretário-Geral da ONU.

 

Foram igualmente abordados outros importantes assuntos como a pandemia, os desenvolvimentos no Mediterrâneo Oriental e as relações UE-Turquia, cooperação no âmbito do Med7, migração e temas relacionados com as prioridades da Presidência da UE em Portugal.

 

Os dois Ministros deram uma conferência de imprensa após a reunião: http://www.portaldiplomatico.mne.gov.pt/comunicacao-e-media/noticias/conferencia-de-imprensa-com-o-ministro-dos-negocios-estrangeiros-do-chipre