O Presidente da Câmara Municipal do Porto, Dr. Rui Moreira, e o Embaixador da República de Chipre, Dr. Andreas Ignatiou, inauguraram no dia 23 de Janeiro a Exposição “A Tradição Marítima de Chipre”, evento cultural a que estiveram presentes cerca de sessenta convidados.
O Embaixador da República de Chipre começou por agradecer o acolhimento que a cidade do Porto concedeu ao seu país e a esta exposição sublinhando a importância das boas relações entre os dois países precisamente por ocasião da visita a Chipre do PM de Portugal, Dr. António Costa, que terá lugar nos dias 28 e 29 deste mês.
O Presidente da CM do Porto referiu que a Europa e a União Europeia atravessam um período em que as relações entre os seus membros deve ser incentivada para que o clima de paz e de cooperação se intensifique. Esta exposição é um marco importante para o intercâmbio cultural entre os dois países situados na extremidade ocidental e oriental da União Europeia.
O Presidente da Câmara salientou que Portugal e Chipre são geograficamente dois extremos da União Europeia mas com muitos fatores de proximidade. O Dr. Rui Moreira aproveitou para defender que “a Europa será grande enquanto souber viver bem com as suas diferenças”. Rui Moreira referiu-se aos dias presentes, “em que muitos europeus têm dúvidas sobre o futuro comum”, para vincar que “é esta unidade que queremos manter”.
Distinguiu-nos com a sua presença o Presidente da Assembleia Municipal, Dr. Miguel Pereira Leite, a Professora Doutora Isabel Braga da Cruz, Presidente da Universidade Católica do Porto, o Comandante do Pessoal do Exército, Tenente-General José António da Fonseca e Sousa e o Capitão-de-mar-e-guerra José Zacarias da Cruz Martins, Chefe do Departamento Marítimo do Norte, Capitão dos Portos do Douro e de Leixões, Comandante Regional da Polícia Marítima do Norte e Comandante Local da Polícia Marítima do Douro e de Leixões.
Estiveram representados os Consulados Gerais de Angola e de Espanha, o Presidente da Associação do Corpo Consular do Porto (ACCP) e Cônsul da Tunísia e os Consulados da Albânia, Croácia, Guiné-Bissau, Perú, República Checa e Roménia, assim como os anteriores Cônsules Honorários de Itália e da Turquia.
Recebemos ainda mensagens de felicitações dos Consulados da Áustria, Etiópia, Israel, S. Tomé e Príncipe e San Marino, do anterior Cônsul Honorário da República Checa em Santo Tirso e de muitas outras personalidades que não puderam comparecer.
A localização geográfica de Chipre é o motor da sua agitada história tanto na Antiguidade como na Idade Média e na Era Moderna.
Os Cipriotas lançaram-se ao mar levando o cobre e a madeira utilizada pelos povos da região para a construção de barcos. Os estaleiros navais Cipriotas eram reconhecidos pela sua habilidade na construção de navios.
A história marítima de Chipre é uma viagem fascinante que começou há muitos séculos. A exposição fotográfica mostra que a grande tradição marítima de Chipre tem a marca de todas as civilizações que floresceram na ilha ao longo dos séculos.
Agradecemos a vossa visita.
Horário da Exposição
10:00 às 17:30H de Segunda a Sexta
A Exposição estará patente até ao dia 15 de Fevereiro.