
O Presidente Nicos Anastasiades e o líder cipriota turco Mustafa Akinci, reuniram esta segunda-feira antes do jantar oferecido por Elizabeth Spehar, chefe da Força de Manutenção da Paz das Nações Unidas em Chipre (UNFICYP), na residência da missão na zona sob controlo das Nações Unidas.
Este encontro procura criar condições para a retomada das negociações de reunificação desde as negociações na Suíça em Julho de 2017.
Elizabeth Spehar disse que os dois líderes “tiveram uma troca de opiniões franca e aberta durante uma reunião de duas horas”.
O Presidente Anastasiades afirmou que as duas partes concordariam com a possibilidade do SG da ONU, Antonio Guterres, indicar um enviado especial para avaliar as possibilidades de um novo diálogo.
Uma delegação representando mais de 70 organizações que trabalham pela paz e reunificação teve uma reunião com Elizabeth Spehar no início do dia a quem entregou uma mensagem dirigida aos dois líderes com o pedido para lhes ser entregue durante o jantar. Nessa mensagem apelam a Anastasiades e Akinci para “corresponderem às expectativas” dos Cipriotas e retomarem o processo de negociação.
É provável que Antonio Guterres aponte Rosemary Anne DiCarlo como representante do Secretário-Geral da ONU para Chipre. A diplomata norte-americana tem mais de 35 anos de experiência, foi Embaixadora dos Estados Unidos nas Nações Unidas, Moscovo e Oslo. Em 2013 desempenhou o cargo de Presidente do Conselho de Segurança da ONU.