O Presidente da República de Chipre, Nicos Anastasiades, enviou ao Primeiro Ministro António Costa uma mensagem de profunda solidariedade e tristeza para com as famílias das vítimas mortais, feridos e pessoas que tiveram que abandonar suas casas por ocasião do devastador incêndio na região de Pedrógão Grande.
 
O Presidente Anastasiades comunicou a disponibilidade de Chipre para enviar uma equipa de bombeiros para ajudar no combate aos fogos florestais. Anastasiades elogiou a bravura mostrada pelos bombeiros Portugueses que combatem os incêndios sob condições extremas.
 
Os meios de comunicação social Cipriotas deram grade relevo à tragédia que enlutou Portugal.
 
O atual Embaixador de Chipre na Eslováquia, e anterior Embaixador em Lisboa de 2004 a 2008, Nearchos Palas, telefonou para manifestar também a sua tristeza.
 
Nearchos Palas é um grande amigo de Portugal. Na sua chamada sugeriu que a União Europeia deveria criar brigadas de intervenção rápida em locais estrategicamente selecionados nos países do Sul mais afetados por incêndios de grandes proporções, possivelmente na Península Ibérica, Itália e Grécia para poderem intervir com eficácia e rapidez em casos como o que agora atingiu Portugal.
 

Uma mensagem de solidariedade foi também enviada pelo Cônsul Geral de Chipre ao Senhor Presidente da Câmara Municipal de Pedrógão Grande.