A 53ª edição do Festival do Vinho de Limassol que se realiza este ano de 28 de Agosto a 7 de Setembro na cidade costeira de Limassol conta com a participação de 13 produtores regionais além das quatro maiores empresas vinícolas de Chipre (ETLKO, KEO, LOEL e SODAP).
 
A presença dos produtores regionais é uma das principais novidades do Festival deste ano. A organização desenvolveu stands especiais para receber estes produtores. O Festival terá um total de 75 stands que oferecem produtos tradicionais e souvenirs.
 
Os visitantes poderão degustar especialidades gastronómicas locais e participar das provas gratuitas de vinho. A qualidade dos produtos e dos serviços será fiscalizada pelas autoridades competentes.
 
Grupos de Teatro, música e dança animarão o Festival que se realiza desde 1961. Decorrerá igualmente uma exposição fotográfica sobre a história do vinho.
 
Este Festival tem como símbolo uma estátua de 7 metros com um homem vestido com a “Vraka” tradicional cipriota sob a qual se pode ler: Beba Vinho para Viver mais Tempo.
Segundo a tradição, os Cipriotas são os mais antigos produtores de vinho, provavelmente desde o ano dois mil antes de Cristo.
 
Limassol com 120 000 habitantes é a segunda cidade mais importante de Chipre. O seu clima moderado e as suas praias extensas atraem um grande número de turistas.
A região de Limassol é o centro da produção e comércio vinícolas desde os tempos remotos da cidade real de Amathus e da cidade romana de Kourion (Curium).