A Associação do Corpo Consular do Porto (ACCP) organizou no Sábado 12 de Abril uma visita ao Concelho de Amares a convite do Presidente da Câmara Municipal, Dr. Manuel Moreira. A iniciativa foi promovida com o objetivo de dar a conhecer as potencialidades turísticas do Concelho através da rede consular.
 
O Presidente da CM de Amares, acompanhado dos restantes membros do executivo, recebeu no Salão Nobre dos Paços do Concelho os representantes consulares dos vários países. Manuel Moreira sublinhou que o turismo é o principal vetor da estratégia de desenvolvimento económico para o Concelho e que este tipo de iniciativas serve para dar a conhecer as potencialidades existentes. “O nosso objetivo é reunir as condições para que Amares se desenvolva. A nossa grande aposta é o turismo. Reconhecemos a importância de nos aproximarmos e estabelecermos políticas de parceria com agentes qualificados que possam levar mais longe o nosso concelho”.
 

O Presidente da ACCP, Paulo Patrício, agradeceu o convite felicitando Amares por ocasião da comemoração dos 500 anos do Foral de Amares concedido pelo Rei D. Manuel I.
Seguiu-se a visita a uma quinta de agroturismo onde se produz o vinho verde de qualidade TERRA DE AMARES. Os visitantes provaram o vinho e visitaram as excelentes instalações da casa de turismo rural CASA LATA. O Embaixador da Albânia, Edmond Trako, um dos convidados, referiu que “o vinho verde é para mim melhor do que o champanhe mas não se conhece noutros países. É um vinho riquíssimo que pode ganhar mercados de uma forma rápida”.
 
Seguiu-se a visita ao Mosteiro de Santo André em Rendufe, ao Santuário da Abadia, às Termas de Caldelas e à Pousada e Mosteiro de Santa Maria de Bouro. Nas Termas os visitantes apreciaram as excelentes condições oferecidas por aquela unidade termal.
 
image001
As potencialidades do Concelho de Amares reuniram o consenso dos Cônsules que se mostraram “encantados” com os diferentes espaços visitados. “Eu e os meus colegas estamos muito bem impressionados. Amares merece ser mais divulgada porque tem uma enorme riqueza patrimonial e paisagística, transmite uma tranquilidade fantástica e tem unidades hoteleiras de primeira categoria”, referiu António Fonseca, Cônsul Geral da República de Chipre.
 
A mesma opinião foi partilhada por Domingos Jerónimo, Cônsul de Israel, que salientou a importância destes encontros para a promoção da região sublinhando que “cada um de nós terá sempre presente o fantástico que aqui viemos encontrar e seremos sempre, até pelas funções que exercemos, agentes de promoção, no sentido da divulgação da riqueza arquitetónica, paisagística, cultural e histórica desta região”.
 
O Presidente da ACCP destacou «a gentileza que o senhor Presidente da Câmara nos proporcionou neste dia tão agradável. Devo dizer que se o país inteiro não conhece Amares tinha obrigação de conhecer porque é um lugar magnífico».
No final da tarde o Presidente Manuel Moreira fez um balanço muito positivo dizendo que se tratou de uma visita muito interessante e um investimento que a médio/longo prazo trará frutos dada a recetividade manifestada pelos Cônsules em colaborar com o Município no objetivo de levar o nome de Amares mais longe.