A Humanidade chora a morte do herói Nelson Mandela.
 
A grandeza humana de Nelson Mandela faz dele o herói de todos os homens livres. Não é a África do Sul que chora o seu grande herói mas antes todos os povos do mundo amantes da Paz e da Justiça.
 
O legado de Nelson Mandela é verdadeiramente extraordinário. Dedicou toda a sua longa vida à luta contra o regime racista, fanático e criminoso do apartheid e à causa da liberdade. Pagou um preço elevadíssimo por não desistir dessa luta. O regime racista manteve-o preso e isolado durante 27 anos. Venceu prosseguindo em liberdade uma nova luta pela reconciliação nacional sem qualquer manifestação de superioridade ou de retaliação contra quem tanto o tinha prejudicado.
 
A sua vida exemplar é reconhecida em qualquer parte do mundo. Nelson Mandela não é mais um cidadão e herói da África do Sul que o viu nascer mas um cidadão do mundo em quem todos os países se devem inspirar.
 
O seu exemplo de fraternidade sem limites é provavelmente o seu legado mais importante.
 
Seguindo o seu exemplo a comunidade internacional solucionará com êxito os graves problemas que ainda afetam muitas zonas do globo.
 
Honra ao Herói da Humanidade Nelson Mandela!