O Parlamento Europeu instou a Turquia a retirar as suas tropas do Chipre, entregar a cidade cercada de Famagusta à ONU, em conformidade com a Resolução 550 de 1984, pôr termo à entrada ilegal de colonos na parte ocupada de Chipre e implementar o Protocolo de Ancara.
O Parlamento Europeu voltou a manifestar o seu forte apoio à reunificação de Chipre com base numa solução viável e justa para ambas as comunidades.
A Resolução foi aprovada no dia 18 de Abril em Estrasburgo com 451 votos a favor, 105 contra e 45 abstenções.
A Resolução sublinha que é urgente a normalização das relações da Turquia com a República de Chipre para um novo impulso nas negociações de adesão da Turquia à União Europeia. A Resolução pede ainda ao Governo turco para ratificar a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar recordando a plena legitimidade da República sobre a Zona Económica Exclusiva de Chipre.
A Turquia tentou sem sucesso que fosse concedido o estatuto de observador no Parlamento Europeu às autoridades de ocupação e que fosse aberto o comércio direto entre a área sob ocupação e a União Europeia.
A Turquia, cujas tropas ocupam desde 1974 a parte norte de Chipre, pretende aderir à UE mas não reconhece a República de Chipre que é um dos Estados Membros da União.
Notícias
Resolução do Parlamento Europeu
Parlamento Europeu apela à retirada das tropas de ocupação turca