Após uma visita a diversos monumentos, Costas Carraras, vice-presidente da Europa Nostra, afirmou que os planos de restauro elaborados pela Universidade Grega de Patra devem ser levados a cabo urgentemente dada a importância deste monumento para os Cipriotas.
O Mosteiro de Santo André, situado na península de Karpasia, é um dos mais importantes locais de peregrinação dos Cipriotas. O mosteiro tem as portas e janelas de madeira em avançado estado de apodrecimento, as estruturas metálicas muito enferrujadas e as paredes degradadas.
Os mosteiros do norte do Chipre têm sido alvo de numerosas pilhagens, destruição e ausência de conservação. Também a igreja de Agios Filonas deve ser restaurada com urgência segundo esta organização cultural Europeia.
A Europa Nostra, fundada em 1963, é a voz do património cultural europeu. Representa 250 Organizações Não-Governamentais com uma representatividade de cerca de 5 milhões de cidadãos de toda a Europa. Conta com o apoio direto de mais de 1 500 membros individuais e mais de 150 entidades públicas e empresas. A sua vasta rede de profissionais e voluntários procura salvaguardar o património cultural e natural europeu.
Os membros da Europa Nostra formam um poderoso movimento de apoio ao património cultural na Europa, promovendo a excelência através do Prémio União Europeia para o Património Cultural – Europa Nostra e de campanhas para salvaguardar o património histórico ameaçado e os lugares e paisagens de valor cultural.
Chipre foi já galardoado com 14 Prémios Europa Nostra Awards.