A Maltesa Roberta Metsola, membro do Partido Popular Europeu, foi eleita hoje Presidente do Parlamento Europeu. Sucede no cargo ao anterior presidente David Sassola que morreu no passado dia 11 de Janeiro quase a terminar o seu mandato.
A eleição ocorreu no dia de aniversário da nova presidente. Roberta Metsola foi eleita à primeira volta com 458 votos. Votaram a favor os membros do PPE, socialistas e liberais.
Roberta Metsola, advogada de 43 anos, é a mais jovem presidente do Parlamento Europeu e a terceira mulher a presidir ao Parlamento Europeu depois das francesas Simone Veil e Nicole Fontaine. É também a primeira maltesa a dirigir uma instituição europeia.
No seu primeiro discurso após a eleição, Roberta Metsola sublinhou a necessidade de encontrar uma solução para o problema de Chipre destacando o papel que a Europa deve desempenhar.
«A Europa tem um legado de guerra, mas também de reconstrução e de paz. Devemos usar essa experiência para acabar, sob os auspícios da ONU, com a separação no último país dividido da União Europeia, Chipre.»
Metsola terminou afirmando que “Nunca poderemos ser verdadeiramente unidos enquanto Chipre permanecer dividido”.