O arcebispo Desmond Tutu, herói da luta contra o apartheid na África do Sul, morreu este Domingo aos 90 anos.

 

Desmond Tutu visitou Chipre em várias ocasiões. Membro dos Elders (grupo fundado em 2007 por Nelson Mandela que reúne dirigentes mundiais preocupados pela Paz, como os ex-presidentes do Brasil Fernando Henrique Cardoso, dos Estados Unidos Jimmy Carter e da Irlanda, Mary Robinson), esteve em Chipre em 2007 e 2008 por ocasião das conversações entre o falecido presidente Dimitris Christofias e o então líder cipriota-turco Mehmet Ali Talat.

 

Os Elders incentivaram a reunificação de Chipre. Perante o insucesso das conversações o arcebispo Desmond Tutu afirmou em 2009 que «É claro que esperávamos que o povo de Chipre já estivesse a celebrar a reunificação. Sempre tenho que me lembrar que essas coisas demoram muito, mas continuo com fé. A nossa esperança é que possamos ajudar a criar um clima que permita focar o que importa. Como estranhos, podemos enfatizar o que pode ser ganho, mas também o que pode ser perdido.»

 

Tutu sublinhou que o problema de Chipre continua a ser uma ferida aberta explorada para fins políticos.

 

Morreu um homem sábio capaz de afirmar no auge da repressão racista: «Sê simpático para os brancos, eles precisam de ti para descobrirem a sua humanidade».

 

Honra ao arcebispo Desmond Tutu!