O Papa Francisco chegou ontem a Chipre para uma visita que se estenderá até Sábado, 4 de dezembro.

Esta é a segunda visita papal a Chipre. A primeira foi a do Papa Bento XVI em 2010.

O Santo Padre terá encontros com o Presidente da Republica Nicos Anastasiades e com as autoridades religiosas.

 

Esta visita esteve prevista para 2020, ano da comemoração do 60º aniversário da Independência de Chipre, mas teve de ser adiada devido à pandemia provocada pelo coronavírus.

 

O Papa Francisco enviou uma mensagem de paz antes da sua visita a Chipre  recordando que irá como peregrino às magníficas terras abençoadas pela história, pela cultura e pelo Evangelho, nas pegadas dos primeiros grandes missionários, especialmente dos Apóstolos Paulo e Barnabé.

 

Na sua mensagem, o Papa sublinhou que “A Europa não pode ignorar o Mediterrâneo, o mar que acolheu a propagação do Evangelho e o desenvolvimento de grandes civilizações. O mare Nostrum, que liga tantas terras, insta-nos a navegar juntos especialmente neste momento em que a luta contra a pandemia ainda exige um compromisso comum e a crise climática se impõe fortemente sobre todos nós”.

 

Agradecendo o carinho de quantos prepararam a sua visita, o Papa recordou os seus irmãos que morreram no mar na fuga da guerra e da miséria, e dos demais que não encontraram hospitalidade, mas hostilidade e até exploração.

 

O Papa celebrará missa ao ar livre no Estádio GSP de Nicósia na Sexta-Feira, dia 3 de Dezembro. Antes, fará uma visita ao chefe da Igreja Cipriota, Arcebispo Crisóstomo II.

 

A viagem papal a Chipre está incluída numa deslocação que inclui também a visita à Grécia e a Malta. Foram credenciados para a cobertura da visita a Chipre 211 jornalistas.

 

A segurança do Papa Francisco durante a sua visita de 3 dias a Chipre conta com a sua Guarda Suíça que o acompanha desde o Vaticano e com 550 agentes com treino em operações de antiterrorismo que foram destacados pelas autoridades Cipriotas.

 

A organização da visita papal é chefiada por Elpidiforos Economou, Chefe do Protocolo do Ministério dos Negócios Estrangeiros e próximo Embaixador de Chipre em Lisboa. A sua chegada a Portugal está prevista para Janeiro.

 

O Papa Francisco deixa Chipre no Sábado partindo para Atenas onde iniciará a sua visita à Grécia.

 

Pode escutar a entrevista concedida pelo Papa Francisco, no passado dia 1 de Setembro, ao jornalista Carlos Herrera da Rádio COPE aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=KyUTTtMv2i0

 

Igreja da Santa Cruz em Nicósia