Chipre comemora hoje, 1 de Outubro, o 61º aniversário da sua independência com um desfile militar em Nicósia a que assistiu o Presidente da República, Nicos Anastasiades, membros do governo e autoridades militares e religiosas, assim como o Corpo Diplomático acreditado na capital.

 

O Presidente da República depositou uma coroa de flores no cemitério na Cadeia Central de Nicósia onde 13 combatentes da EOKA foram enterrados. Foram homenageados os combatentes da luta de libertação de 1955-1959 (EOKA) contra o domínio britânico, todos os que morreram durante o Golpe de Estado dirigido pela Junta Militar Grega em 15 de Julho de 1974, os heróis que perderam a vida durante a invasão turca e os que morreram nos distúrbios bicomunais de 1963-1964.

 

O Presidente também depositou também uma coroa de flores na estátua do Arcebispo Makarios III, o primeiro Presidente da República de Chipre.

 

O Presidente disse que ficaria mais feliz se os compatriotas turco-cipriotas participassem no Dia da Independência de Chipre recordando que há 61 anos Chipre saiu da luta anticolonial como um país pobre para ser hoje um moderno Estado Europeu.

 

O Presidente Anastasiades e a Primeira-Dama Andri Anastasiadou receberam o Corpo Diplomático no Palácio Presidencial após o desfile militar.