Chipre, que atravessa um período de elevadas temperaturas, foi atingido por um dos incêndios mais devastadores desde a fundação da República de Chipre. Os incêndios florestais atingiram este Sábado povoações dos distritos de Larnaca e de Limassol numa extensão de cerca de 40Km².

 

O Presidente da República, Nicos Anastasiades, considerou a situação como uma tragédia, garantindo que o governo prestará ajuda a todos as vítimas. O Presidente fez visitas às aldeias mais afetadas de Akapnou, Arakapas, Eptagonia e de Ora.

 

Quatro egípcios desaparecidos desde Sábado foram entretanto encontrados mortos próximo da Comunidade de Odou. O Ministério dos Negócios Estrangeiros enviou condolências às famílias e ao governo do Egipto pela morte dos quatro cidadãos que não conseguiram escapar das chamas.

 

Foram já identificadas 50 casas destruídas em 7 comunidades afetadas pelo incêndio. Cerca de trinta pessoas que ficaram sem casa foram temporariamente alojadas em hotéis na capital, Nicósia.

As autoridades trabalham intensamente para restabelecerem o fornecimento de energia nas comunidades afetadas assegurando o fornecimento através de geradores.

A segurança dessas zonas é garantida por patrulhas da Polícia.

 

O Ministério do Interior colocou em ação drones para efetuarem o mapeamento do perímetro do incêndio e auxiliarem os bombeiros no seu combate.

 

Onze aviões de combate a incêndios, incluindo um Canadair enviado pela Grécia, começaram a combater os fogos na manhã deste Domingo. Israel enviou também aviões para este combate tendo a França manifestado disposição para prestar assistência.

 

As medidas para ajudar as pessoas atingidas pelos incêndios foram tomadas este Domingo em Vavatsinia na reunião presidida pelo Ministro do Interior. Por ordem do Presidente da República será feita a avaliação dos danos que deve estar concluída na terça-feira para que seja possível indemnizar rapidamente as vítimas desta catástrofe natural.