
A preservação dos importantes mosaicos na antiga cidade de Salamina, atualmente em território sob ocupação turca, está em curso sob orientação de um Grupo Técnico que reúne arqueólogos e especialistas cipriotas gregos e cipriotas turcos.
Salamina foi uma cidade-estado grega fundada na costa leste da ilha de Chipre. Está localizada a somente 6 km da cidade de Famagusta.
A conclusão das obras em curso está prevista para o final do presente ano. Os mosaicos estão na Basílica de Agios Epifanios, igreja cristã do século IV muito danificada num dos primeiros ataques árabes, e uma das mais importantes do país, e na Basílica de Kampanopetra, de três naves, dos fins do seculo V, próximo das ruínas de Salamina.
Um dos co-presidentes do Grupo Técnico responsável pelo património cultural, o Ciriota Grego Takis Hadjidemetriou, afirmou que estão também a decorrer obras de restauro da igreja Panagia tis Kyras que foi saqueada. Este é outro monumento de grande importância que tem mosaicos de enorme valor e significado.
Decorrem ainda obras na igreja de Agios Georgios e na mesquita Zouhouri em Larnaca, assim como em quatro cemitérios.
O jornal diário turco-cipriota Halkin Sesi relata que a Necrópole da aldeia ocupada de Karmi, que remonta à Idade do Bronze, está em risco de colapso devido à falta de manutenção.