Os deputados cipriotas elegeram na quinta-feira, 10 de Junho, a jovem deputada Annita Demetriou, de 35 anos, como a primeira mulher a ocupar o lugar de presidente do Parlamento.

 

Demetriou foi eleita na segunda volta da votação com 25 votos a favor, 17 dos quais do Partido Democrático DISY a que pertence, 4 da Frente Popular Nacional e 4 da Frente Democrática.

 

Após a eleição, Annita Demetriou disse que procurará implementar uma presidência moderada com o objetivo de chamar as pessoas à participação cívica.

Annita acrescentou que esta é uma legislatura difícil com importantes reformas pendentes para se estabelecer um novo e mais saudável modelo de crescimento e fortalecer a relação de confiança com os cidadãos.

 

“É um mandato que é chamado a abrir as portas do Parlamento à transparência, à participação e à comunicação direta e honesta com os cidadãos. É um mandato que removerá discriminações e restrições e fortalecerá a inclusão, que dará novas oportunidades para todos os cidadãos.”

 

A nova presidente do Parlamento sublinhou a importância da conciliação para que as negociações sobre a reunificação de Chipre possam ser bem sucedidas para se alcançar o fim de quase meio século de ocupação turca.

 

O Presidente da República Nicos Anastasiades recebeu esta sexta-feira a recém-eleita presidente do Parlamento elogiando-a pelo trabalho sério que vem desenvolvendo. Anastasiades prometeu-lhe uma cooperação institucional intensa. O Presidente disse-lhe que estava muito satisfeito com a sua eleição para o cargo mais alto do poder legislativo e o segundo cargo mais alto da República de Chipre. Destacou em particular as palavras de Annita Demetriou acerca do clima de conciliação em prol do interesse nacional.

 

A nova Presidente do Parlamento agradeceu sublinhando que os cidadãos esperam que eles sejam capazes de restaurar as relações de confiança e investir no Chipre de amanhã fazendo ainda votos para que os poderes Legislativo e Executivo trabalhem juntos para fortalecerem a relação de confiança com o povo.

 

De acordo com a Constituição, Annita Demetriou substituirá o Presidente da República sempre que esteja ausente ou impedido de comparecer.