
O Ministro da Agricultura, Costas Kadis, afirmou que a Denominação de Origem Protegida (DOP) do queijo tradicional cipriota constitui um grande sucesso que trará enormes benefícios para a agricultura, indústria e economia em Chipre.
O registo de Halloumi / Hellim como DOP encontra-se disponível para produtores de ambas as comunidades cipriotas.
O Queijo Halloumi é feito de uma mistura de leite de cabra e de ovelha ao abrigo do Regulamento de Qualidade da União Europeia.
O registo da UE agora reconhecido abrange produtores de toda a ilha e inclui a proteção do nome nas línguas grega e turca. Apenas o Halloumi / Χαλλούμι / Hellim produzido em Chipre de acordo com a receita tradicional pode ser comercializado na União Europeia com esse nome.
As exportações de Halloumi sofreram um aumento anual superior a 20% nos últimos cinco anos passando de 23 mil toneladas em 2017 para 34 mil em 2019. Representam uma receita de 250 milhões de euros.
O queijo Halloumi é o segundo produto de exportação mais importante para Chipre depois dos medicamentos.
O Reino Unido continua a ser o principal destino de exportação (47%) seguindo-se a Suécia (15%), Alemanha, Áustria, Dinamarca e Grécia.
O consumo interno de Halloumi é de 4 000 toneladas anuais.
O Presidente da República, Nicos Anastasiades, felicitou o registo do queijo tradicional de Chipre assinalando que representa uma grande oportunidade de desenvolvimento para as comunidades grega e turca.