
Helena Mina, a nova Embaixadora da República de Chipre em Madrid, apresentou no dia 29 de Janeiro as suas credenciais ao Rei Felipe VI numa cerimónia que teve lugar no Palácio Real.
Felipe VI, que se encontrava acompanhado pela Ministra dos Negócios Estrangeiros Espanhola, Arancha González Laya, deu as boas-vindas à nova Embaixadora Cipriota desejando-lhe sucesso no seu mandato. O Rei aproveitou o evento para sublinhar as excelentes relações entre a Espanha e Chipre fazendo votos para que possam ser ainda mais reforçados.
Por sua vez. A Embaixadora de Chipre transmitiu ao Rei Filipe VI as saudações do Presidente da República, Nicos Anastasiades, destacando a grande importância que Chipre atribui às relações com Espanha, assim como a cooperação entre os países do Mediterrâneo, designadamente na MED 7, no seio da União Europeia e no quadro das organizações internacionais.
A Embaixadora Helena Mina também informou o Rei Filipe VI sobre os últimos desenvolvimentos relativos à questão de Chipre agradecendo ao monarca o apoio constante de Espanha nos esforços para encontrar uma solução justa e viável com base no Direito Internacional e no Direito Europeu e em conformidade com as Resoluções relevantes da ONU. Em resposta, Filipe VI renovou esse apoio de Espanha e os recentes esforços do Secretário-Geral da ONU, António Guterres, com vista à retomada das negociações para a reunificação de Chipre.
A nova Embaixadora sucede à Embaixadora Koula Sophianou que se destacou pelo excelente trabalho que desenvolveu durante o seu mandato em Madrid.
A cerimónia de entrega das Cartas Credenciais por parte dos Embaixadores acreditados em Madrid data do século 18 mantendo até hoje praticamente sem alterações essa cerimónia protocolar.