
31 Janeiro
O Presidente de Chipre, Nicos Anastasiades, chega esta sexta-feira a Portugal para participar das deliberações da Cimeira “Amigos da Coesão”, a convite do PM Português António Costa. O grupo “Amigos da Coesão” compreende 16 Estados membros da UE; Portugal, República Checa, Grécia, Lituânia, Polónia, Eslováquia, Eslovénia, Chipre, Croácia, Estónia, Hungria, Letónia, Bulgária, Malta, Roménia e Itália.
O Grupo dos Amigos da Coesão tem como objetivo reduzir as disparidades nacionais e regionais nos países que participam no projeto europeu.
A Cimeira terá lugar no Baixo Alentejo, na Pousada de Beja, no Sábado, dia 1 de Fevereiro Estarão presentes chefes de estado ou de governo, ministros, e comissários da UE responsáveis pelo orçamento, coesão e reformas. Os Comissários Europeus da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, e do Orçamento e Administração, Johannes Hahn estarão entre os presentes.
O Primeiro Ministro António Costa convocou esta Cimeira para dar seguimento à Cimeira anterior que teve lugar na República Tcheca no passado mês de Novembro.
O tema principal da Cimeira é o Quadro Financeiro Plurianual (QFP) para 2021-2027. O seu objetivo mais importante é a coordenação dos participantes antes de uma decisão do Conselho Europeu sobre o QFP que será tomada no próximo dia 20 de Fevereiro em Bruxelas. A Cimeira pretende adotar uma mensagem de unidade através de uma Declaração Conjunta.
O Presidente da República de Chipre estará acompanhado pelo porta-voz do governo adjunto, Panagiotis Sentonas.
1 Fevereiro
No seu discurso, o presidente Nicos Anastasiades recordou as recentes atividades ilegais da Turquia e a necessidade da UE adotar medidas mais rigorosas para que Ancara acabe com as violações aos direitos soberanos da República de Chipre.
O porta-voz do governo, Panayiotis Sentonas, sublinhou que a Cimeira, na qual participaram os 17 Estados membros, adotou posições unânimes em relação aos capítulos de Coesão e Política Rural.