Nicos Anastasiades venceu hoje a segunda volta das Eleições Presidenciais em Chipre derrotando Stavros Malas, candidato apoiado pelo AKEL, Partido Progressista do Povo Trabalhador, o maior partido da oposição.
 

O reeleito Presidente alcançou 55,99% dos votos, contra 44,01% do seu opositor e anterior Ministro da Saúde Stavros Malas.

Curiosamente foram estes dois políticos que disputaram também a segunda volta das eleições anteriores em 2013. Nessa altura Nicos Anastasiades venceu com uma vantagem de 15% dos votos.
 

O Presidente Nicos Anastasiades, de 71 anos, natural de Limassol, tem uma longa experiência política. Foi membro do Parlamento durante 34 anos e conselheiro do Presidente da República para a Questão de Chipre.
 

Durante a campanha para a sua reeleição Anastasiades prometeu revitalizar o processo de negociações com vista à reunificação do país.
 

As sondagens à saída das urnas davam uma vantagem confortável ao atual Presidente com uma votação estimada entre um mínimo de 53% e um máximo de 59,5%.

As mesmas sondagens apontam para Stravos Malas uma votação entre 40,5% e 47%.
 

A participação eleitoral foi de 73%, ligeiramente superior à da primeira volta que registou uma participação de 71,9%. As eleições anteriores de 2013 registaram uma participação de 83,4%.
 

O candidato derrotado, Stavros Malas, telefonou já ao novo Presidente felicitando-o pela sua eleição.
 

Os resultados finais foram anunciados às 17:30 (hora de Portugal).
 

Entretanto o Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, felicitou esta noite Nicos Anastasiades pela sua reeleição como Presidente da República de Chipre. Juncker sublinhou estar pronto para ajudar no esforço para a reunificação do país.