O atual Presidente de Chipre, Nicos Anastasiades, e Stavros Malas, apoiado pelo AKEL, Partido Progressista do Povo Trabalhador de Chipre, o principal partido da oposição, vão disputar a segunda volta das eleições Presidenciais deste Domingo. Esta 2ª volta terá lugar no dia 4 de Fevereiro.
 
As sondagens à saída das urnas davam vantagem ao atual Presidente com uma votação estimada entre um mínimo de 27% e um máximo de 42%.
 
As mesmas sondagens apontam para Stravos Malas uma votação entre 25% e 31%.
 
Entretanto os resultados provisórios apontam para os seguintes resultados:
 
+ Nicos Anastasiades: 35,5%
+ Stavros Malas: 30,3%
+ Nicholas Papadopoulos: 25.7%
+ Christos Christou: 5,6%
+ Georgios Lillikas: 2.2%.
 
A participação eleitoral foi de 71,9%, resultado inferior ao das eleições anteriores de 2013 que registaram uma participação de 83,4%.
 
O novo Presidente tomará posse em sessão extraordinária do Parlamento no dia 28 de Fevereiro.
 

Nicolas Papadopoulos, filho do anterior Presidente Tassos Papadopoulos, ficou em 3º lugar mas pode representar um papel importante na segunda volta uma vez que obteve um resultado expressivo com 25,75% dos votos. A sua pota-voz, Anna Prokopiou, disse que Papadopoulos anunciaria mais tarde quem apoiaria na segunda volta.
 
Entretanto Stravos Malas já declarou categoricamente que recusaria o apoio do partido de extrema-direita ELAM focando a sua atenção no combate à corrupção.
 
Os Cipriotas Turcos parece terem considerado os resultados como favoráveis ao processo de reunificação.
 
As sondagens anteriormente efetuadas revelam que o atual Presidente venceria Stravos Malas ou Papadopoulos numa segunda volta.