O jornal progressista cipriota turco Afrika, publicado na área da capital de Chipre sob ocupação turca, foi alvo de atos de violência depois de ter divulgado na primeira página um artigo criticando a recente ofensiva militar de Ancara na Síria.
 

O chefe de redação do jornal afirmou que o Presidente da Turquia incitou apoiantes a atacarem a sede do jornal e que a polícia não impediu os manifestantes permitindo-lhes provocar estragos e ameaçar gravemente a integridade dos jornalistas.
 
Com efeito, Erdogan tinha-se previamente referido ao Afrika como um “jornal barato e provocador”, com uma linha editorial “irritante”. O Presidente turco convidou os cipriotas turcos a “darem a necessária resposta a isto”. A esta incitação responderam dezenas de pessoas com bandeiras da Turquia que partiram vidros de janelas e arremessaram pedras, ovos e outros objetos contra os escritórios do jornal.
 
Os jornalistas do Afrika reafirmaram que o jornal não será silenciado pelo facto de denunciar a política agressiva da Turquia. “Vamos continuar a dizer a verdade”.
 

O líder cipriota turco Mustafa Akinci disse desaprovar a violência por mais “erradas” que sejam as posições do Afrika. Aproveitou no entanto para elogiar a ocupação turca afirmando que se a Turquia não tivesse invadido o país em 1974, os cipriotas turcos seriam reduzidos a um estatuto de “minoria” num Estado dirigido por gregos.
 
O Governo de Chipre condenou a tentativa de Erdogan impor a mordaça contra a liberdade de imprensa na zona norte de Chipre controlada pela Turquia.
 
A República de Chipre vai solicitar proteção para os jornalistas do jornal Afrika às Nações Unidas, aos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança e à Presidência Búlgara do Conselho da Europa instando a que tomem medidas para proteger a liberdade de imprensa e de expressão no território sob ocupação.
 
O Sindicato dos jornalistas de Chipre condenou também estes atos de violência sublinhando que os jornalistas “não são serventuários do poder, por mais poderoso e absoluto que seja esse poder”.
 

Ver euronews: http://pt.euronews.com/2018/01/23/jornal-turco-cipriota-atacado-por-apoiantes-de-erdogan