Christopher Pissarides (20.02.1948), juntamente com os norte-americanos Peter Diamond e Dale Mortensen, conquistou este ano o Prémio Nobel de Economia pelos estudos de muitos anos sobre as fricções no mercado de trabalho e pela contribuição para o esclarecimento de questões como porque há tantos indivíduos desempregados ao mesmo tempo que um grande número de empregos” ou “como é que a política económica se relaciona e afecta o desemprego”. Afinal os mercados apresentam muitas imperfeições que impedem que a lei da oferta e da procura, em que o preço é o fiel da balança que tudo parece equilibrar, se aplique como teoricamente se propala.

Pissarides é em especial reconhecido pela sua contribuição à teoria do ajuste e pelo estudo das relações entre o mercado de trabalho e a macroeconomia.

O modelo que Pissarides desenvolveu com Dale Mortensen tornou-se uma referência na moderna macroeconomia. Faz parte actualmente do currículo da maioria dos cursos de pós-graduação em Economia. O seu livro “Equilibrium Unemployment Theory” é também uma referência na literatura macroeconómica do desemprego.

Christopher Pissarides, actualmente professor em Londres na London School of Economics and Political Science, confessou-se surpreendido reconhecendo sentir-se muito honrado e feliz por também prestigiar o seu país por quem se sente ainda mais ligado e onde ensinará já em 2011 na Universidade do Chipre.

O Presidente da República, Demetris Christofias, condecorou no dia 31 de Janeiro o Prémio Nobel Christoforos Pissarides com a mais alta condecoração de Chipre, a Grande Cruz da Ordem de Makarios III.