Os Biombos da igreja de Agios Anastasios (Santo Anastácio), de 1778, da aldeia de Peristeronopigi, distrito de Famagusta, no norte de Chipre sob ocupação turca, foram repatriados do Japão após conclusão de um dos casos mais complexos de repatriação.

 

Para além da sua importância arqueológica, os Biombos têm importante significado simbólico e religioso uma vez que são parte integrante das igrejas ortodoxas.

 

O saque da igreja de Agios Anastasios pelo exército de ocupação turco e a venda dos Biombos, bem como dos ícones e vasos sagrados da igreja, cuja localização permanece desconhecida, revela as consequências catastróficas da invasão turca sobre o património cultural, conforme declarou o Departamento de Antiguidades de Chipre.

 

Os Biombos serão conservados e entregues ao Arcebispado de Chipre até que seja possível o seu regresso à igreja de Agios Anastasios.

 

Os Biombos da igreja de Agios Anastasios foram localizadas no Japão na década de 1990 no Kanazawa College of Art.

 

O repatriamento desta riqueza cultural cipriota foi possível graças aos esforços coordenados do Departamento de Antiguidades, da Embaixada da República de Chipre em Tóquio e do Arcebispo Crisóstomo, que contaram com a colaboração do Kanazawa College of Art.

 

Além da destruição de igrejas, mosteiros e cemitérios, a ocupação turca é responsável pelo roubo de mais de 60 000 artigos religiosos.