O nosso grande amigo Michael Zampelas morreu esta manhã em Nicosia aos 82 anos.

 

Zampelas foi Presidente da Câmara Municipal de Nicosia (2001-2006) e fundador em 2012, com a sua mulher Loukia, do Museu de Arte Loukia & Michael Zampelas.

 

Enquanto Presidente, foi responsável pelo arranque do projeto Eleftheria Square que transformou a principal avenida da capital do país.

 

Estudou no Reino Unido. Fundou em 1970 a Coopers & Lybrand que em 1998 se fundiu com a Price Waterhouse dando lugar à PwC, PricewaterhouseCoopers.

 

A CM de Nicosia referiu em comunicado a profunda tristeza com que recebeu a notícia da perda do seu anterior Presidente, expressando sinceras condolências aos seus familiares” e sublinhando que «Michalakis Zampelas serviu a nossa cidade com paixão e diligência como presidente. Trabalhou árdua e metodicamente para o desenvolvimento e modernização da capital. O seu amor pela arte e cultura era bem conhecido. Teve uma contribuição inestimável para o desenvolvimento cultural de Nicósia com a criação do Museu de Arte Loukia & Michael Zampelas.»

A municipalidade decretou luto pela perda do seu anterior presidente.

 

Zampelas teve uma contribuição inesgotável no desenvolvimento da educação e cultura. Este grande Cipriota e amigo de Portugal foi condecorado em numerosas ocasiões por entidades culturais e de apoio social.

 

 

Zampelas era Cônsul Geral Honorário da Estónia em Chipre tendo também sido condecorado pelo governo do Estado Báltico.

 

O funeral de Michael Zampelas será realizado na igreja de Ayia Varvara em Kaimakli na sexta-feira, dia 17.

 

Honra ao Grande Amigo Michael Zampelas!

 

15 Maio 2019