O Presidente Nicos Anastasiades disse na sexta-feira, 9 de Fevereiro, que se encontrará na próxima semana com o Representante Especial do Secretário-Geral da ONU em Chipre, Elizabeth Spehar, para avaliar a retomada das negociações com vista à reunificação de Chipre. Anastasiades pretende agendar para breve uma reunião com o líder Cipriota Turco Mustafa Akinci.
 

O Diário Cipriota Turco Detay, disse que Akinci deverá aceitar um convite de Anastasiades, apesar das posições defendidas pela linha dura que reflete os interesses da Turquia na questão de Chipre.
 

Os políticos de ambas partes consideram que levará algum tempo para que os negociadores reencontrem um terreno comum devido à falta de confiança e também porque a preparação para uma nova ronda de negociações exige um amplo trabalho prévio.
 

Os Cipriotas Gregos pretendem retomar as negociações no ponto em que foram interrompidas enquanto o lado Cipriota Turco pede uma nova abordagem. Para tal posição muito contribuiu o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia, Mevlut Cavusoglu, que disse na semana passada que novas negociações assentes no mesmo quadro estarão condenadas ao fracasso.
 

Se a Turquia não aceitar os parâmetros essenciais definidos pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, será pouco provável a realização de uma nova conferência sobre Chipre. A Turquia insiste em manter o direito de intervenção e de presença militar na ilha.
 

O Secretário-Geral da ONU, Antonio Guterres, continua a desenvolver esforços para que as Nações Unidas consigam criar condições favoráveis para a realização de novas negociações.