O Presidente da Câmara Municipal de Ancara, capital da Turquia, Melih Gokçek, que foi eleito cinco vezes consecutivas pelos cidadãos, governando a cidade de quase 5,5 milhões de habitantes há já 24 anos, apresentou a demissão após uma reunião com o presidente do país.
 
No seu discurso de despedida afirmou que se demitia não por ter fracassado mas porque o presidente Erdogan lhe “pediu” para o fazer.
 

A presente demissão ocorre depois de vários Presidentes de Câmara o terem feito recentemente, incluindo o da Câmara Municipal de Istambul. Em todos os casos os demissionários sublinharam a sua fidelidade ao partido AKP de Erdogan!
 

Estas ações correspondem à estratégia do AKP para governar de forma absoluta sob o sistema presidencialista aprovado no referendo do passado mês de Abril. Curiosamente o referendo revelou uma clara perda de influência do atual governo nas grandes cidades turcas. Essa tendência continua dada a desigualdade e instabilidade crescentes que provocaram grande descontentamento popular.
 

Para substituir os Presidentes convidados a se demitirem foram designados políticos jovens e mais obedientes às diretrizes do partido AKP de Erdogan.
 

Depois de ter acionado processos contra mais de 100.000 cidadãos na sequência de um obscuro “golpe de estado” e de ter preso mais de 50.000 pessoas, incluindo cerca de 200 jornalistas, a “democracia” turca continua a evoluir sob a liderança esclarecida de Erdogan!