O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu na quarta-feira, 7 de Junho, as cartas credenciais do novo Embaixador de Chipre em Portugal, Andreas Ignatiou.
 

O PR reafirmou que a solução do problema de Chipre deve respeitar a União Europeia e os princípios do direito europeu.
 
O novo Embaixador de Chipre para Portugal agradeceu a posição seguida pelo governo Português relativamente ao problema de Chipre e o papel de apoio do SG da ONU, António Guterres.
 
O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa manifestou a sua vontade em reforçar a cooperação e amizade entre os dois países e endereçou um convite ao Presidente de Chipre Nicos Anastasiades para visitar Portugal.
 
O Embaixador Andreas Ignatiou informou o Presidente sobre a fase atual das negociações sobre a reunificação de Chipre assegurando que trabalhará com afinco no reforço das relações bilaterais entre Chipre e Portugal.
 
O novo Embaixador de Chipre esteve presente nas comemorações do Dia de Portugal que se realizaram no Porto presididas pelo Presidente da República.
 
O Dia de Portugal foi assinalado na capital de Chipre com uma receção organizada pelo Embaixador de Portugal, João Perestrello, a quem o ministro da Agricultura Cipriota, Nicos Kouyialis, agradeceu o apoio de Portugal na busca de uma solução justa e duradoura para o problema de Chipre.