O Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal e as Embaixadas de Chipre, Espanha, França, Grécia, Itália e Malta em Portugal, juntamente com a Fundação Calouste Gulbenkian, realizam o primeiro Seminário MED 7 que terá lugar em Lisboa, no dia 11 de outubro de 2016 nas instalações da Fundação Gulbenkian. O Seminário abre às 9H prolongando-se até às 19H.

 

A sessão de abertura, às 9,30H, será presidida pelo Presidente da Fundação Gulbenkian, Artur Santos Silva e pela Embaixadora de Chipre, Thalia Petrides.

 

De seguida o MNE de Portugal, Augusto Santos Silva, falará sobre os desafios políticos e institucionais na região Euro-Mediterrânica.

 

Seguir-se-á um debate sobre os diferentes contextos sócio-económicos nos países MED7 focando as vantagens e desvantagens da região. Neste debate participará o Professor Theodore Panayotou do Instituto Internacional de Gestão de Chipre.

 

Após almoço serão debatidas questões de identidade e segurança na região euro-mediterrânica. O último painel abordará o Desenvolvimento Sustentável na região Euro-Mediterrânica.

 

A Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Margarida Marques, discursará na  Sessão de Encerramento.