O Ministro dos Negócios Estrangeiros da República de Chipre, Ioannis Kasoulides, chegou esta terça-feira 17 de Setembro a Lisboa para uma visita oficial ao nosso país. A sua visita começou com uma reunião com Carlos Moedas, secretário de Estado adjunto do PM.
 
Na quarta-feira Kasoulides reuniu, acompanhado do Primeiro-Secretário Doros Venezis, com o MNE de Portugal Rui Machete. Na reunião os dois ministros abordaram questões bilaterais e a situação que se vive no Médio Oriente, especialmente na Síria e Egipto. Kasoulides sublinhou que Chipre é o único país da UE com relações de proximidade com os países do Médio Oriente. Kasoulides focou ainda com o seu colega Português a questão da ocupação ilegal que a Turquia mantém no território norte de Chipre.
 
Após o encontro os dois diplomatas concederam uma conferência de imprensa. Ioannis Kasoulides sublinhou que as autoridades cipriotas fizeram grandes progressos ao tomarem medidas de estabilização da economia a curto prazo que contrariaram em 3,4% as previsões da troika que previa 8,7% de recessão.
 
Para o MNE cipriota os países mediterrânicos membros da União Europeia têm numerosos assuntos em comum pelo que devem promover consultas e até mesmo uma reunião ministerial anual.
 
Após a conferência de imprensa os dois estadistas almoçaram juntamente com a Embaixadora da República de Chipre em Portugal, Senhora Thalia Petrides.
 
Na parte da tarde Kasoulides, acompanhado da Embaixadora de Chipre em Lisboa, reuniu-se com o vice-primeiro-ministro Paulo Portas.
 
Durante a sua estadia em Lisboa Ioannis Kasoulides foi entrevistado pela RTP e pelo Diário Económico.
 
A descoberta de importantes jazidas de gás na zona marítima de Chipre permite encarar o futuro com mais optimismo. As estimativas apontam para reservas de cerca de 200 mil milhões de metros cúbicos.